Tentativa de fuga em massa e dois perigosos criminosos escapam na Bahia
Uma tentativa de fuga em massa ocorreu no presídio de Paulo Afonso, no Vale do São Francisco, Norte baiano, a 434 km de Salvador, e dois acusados de homicidas conseguiram escapar.
Apesar da ação rápida da Polícia Penal, que evitou que mais de 10 detentos fugissem, outros dois presidiários considerados altamente perigosos conseguiram evadir-se.
Os fugitivos são Gilmar Souza da Silva e Leandro Salvador de Melo. As autoridades policiais tentam localizar os fugitivos na região de Paulo Afonso. Gilmar e Leandro são conhecidos por sua alta periculosidade, sendo acusados de diversos homicídios na cidade.
Segundo fontes locais, busca pelos fugitivos vai continuar com intensidade,
As autoridades pedem a colaboração da população para denunciar qualquer informação que possa levar à captura dos criminosos.
Todo o setor de segurança da região está em alerta máximo até que os presidiários sejam recapturados.
O presídio tem capacidade para 388 detentos (masculinos ou femininos) e tem sido denunciado diversas vezes que está com presos acima do limite.
Em 2019, a Justiça determinou que o Estado da Bahia transferisse, em 30 dias, para outras unidades carcerárias todos os presos do Presídio Regional de Paulo Afonso que não são oriundos das Comarcas de Paulo Afonso, Chorrochó e Jeremoabo. A decisão atendia pedido liminar do Ministério Público estadual, feito pelo promotor de Justiça Igor Miranda. A determinação foi proferida pelo juiz Cláudio Sobrinho.
Os municípios que faziam parte das três Comarcas da Regional são: Paulo Afonso, Glória, Santa Brígida, Chorrochó, Abaré, Macururé, Rodelas, Jeremoabo, Sítio do Quinto, Coronel João Sá e Pedro Alexandre.
Fonte: Bahia ON