Filho de brasileiro morre em ataque do Hamas, diz embaixada; o jovem israelense Gavriel Yishay Barel tinha 22 anos
O israelense Gavriel Yishay Barel, de 22 anos, filho do brasileiro Jayro Varella Filho, morreu em função dos ataques do Hamas no sul de Israel, segundo a embaixada brasileira em Israel.
A família informou que ele será enterrado em Tsefat, ao Norte de Israel, na região da Galiléia. A cidade foi escolhida por ser onde parte da família e amigos moram. De acordo com um familiar, Gavriel estava presente na festa rave, Universo Paralello, durante o ataque do Hamas, no sábado (7), quando desapareceu. A família encontrou o carro que ele usou para ir à festa a duas horas do local onde foi realizado o evento.
”O menino é fanático pelo Brasil, adorava a nossa música e futebol, e decidiu ir para festa pela relação que ela tinha com o nosso país”, lembrou o familiar. Gavriel era filho de pai brasileiro e mãe israelense. Ele nasceu em 2001, em Israel, no mesmo dia que um primo no Brasil. A família era formada por cinco filhos, Uriel, Abraham e Guittit (gêmeos), Gavriel, Yudah, o caçula.
A família viveu brevemente ao Brasil com os filhos, quando eram crianças. Atualmente ele se separou da ex-esposa e foi morar em Haifa, ao Norte de Israel. Gavriel morava com a mãe, em Ashkelon, cidade a menos de 15km da Faixa de Gaza. O pai, que vive há 30 anos em Israel, se mudou para estudar judaísmo ortodoxo. E antes de sofrer um atentado a bomba, há alguns anos, trabalhava como fiscal alimentar.
Vítimas brasileiras
O governo federal confirmou, até o momento, a morte de três brasileiros em Israel. Todos eles também estavam na festa rave. Os três brasileiros: Bruna Valeanu, carioca, 22 anos; Ranani Nidejelski Glazer, gaúcho, 23 anos; e Karla Stelzer Mendes, carioca, 42 anos, viviam em Israel há alguns anos sendo que os dois últimos tinham cidadania israelense. G1
Fonte: Marcos Frahm.