Hemoba convida voluntários à doação de sangue, diante do estoque crítico nas unidades hospitalares do Estado

Diante da alta da demanda nas unidades hospitalares do estado, o estoque de sangue da Hemoba está em nível crítico. A fundação convida os voluntários à doação a colaborarem com o ato solidário de salvar vidas. Uma bolsa de sangue pode servir para até quatro pacientes adultos.

De setembro de 2022 até setembro 2023, houve um aumento de 8,5% das solicitações hospitalares e, de agosto a setembro deste ano, o crescimento foi 5,7%. Os tipos sanguíneos A-, B+, O- e O+ estão abaixo do nível recomendado para atender à necessidade de três dias do sistema de saúde.

O sangue doado serve para diversos tratamentos, como de lesões graves, câncer ou outras doenças e em diferentes tipos de cirurgias. Por isso, a Hemoba tem ampliado o trabalho de captação de doadores e reforçado a coleta nas unidades externas e nos postos fixos em toda a Bahia.

Neste sábado (21), em Salvador, as unidades móveis de coleta (Hemóveis) estarão no Salvador Shopping e no Shopping Bela Vista, das 8h às 17h (com intervalo para o almoço). O Hemocentro Coordenador, na Av. Vasco da Gama, funcionará das 7h30 às 16h30, onde haverá as apresentações do Coral da Igreja Batista Nazareth (IBN), às 12h30, sob a regência do maestro Jean Prado, e do músico Marcos Briolli, das 8h às 9h. Além disso, no interior do estado, será realizada a campanha Sabadão Solidário, em Feira de Santana e Barreiras.

Critérios para doação

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos, acima de 60 anos, só podem doar se já tiverem doado anteriormente.

No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, não ter fumado por, pelo menos, duas horas antes do procedimento, ter dormido por, no mínimo, seis horas na noite anterior. Também é recomendado que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.

Doar sangue é um procedimento rápido, simples e seguro. Todo material utilizado para a coleta é descartável, evitando, assim, o risco de contaminação. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Horário de atendimento

Confira o horário de atendimento habitual para a doação na capital baiana: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior do estado, consulte o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/.


Fonte: Marcos Frahm.

Categoria:

Deixe seu Comentário