Santa Inês: Secretário de Cultura diz que busca por casas para curtir o Festival aumentou com rede hoteleira suporlotada
A tradicional festa da padroeira de Santa Inês, evento intitulado pela Prefeitura nos últimos 08 anos de Festival de Cultura, tem gerando aumento no fluxo de turistas e moradores da região do Vale do Jiquiriçá, resultando num crescimento econômico e geração de empregos temporários. Segundo o secretário de Cultura do município, Reuben Marinho, o Festival de Cultura 2024, que começou no último dia (13) e vai até o dia (22) traz ganhos são grandes para o município e para o território.
Ao fazer um balanço da festa, que chega a sua quarta-note, nesta terça-feira (16), com shows de Edson Gomes e Tarcísio do Acordeon, por exemplos, Reuben destacou o grande número de visitantes. Segundo o titular da Cultura, a ocupação da capacidade da rede hoteleira é de 100%, em razão da baixa disponibilidade, ou seja, um número pequeno de estabelecimentos do seguimento, duas pousadas, mas que o aluguel de casas para o período festivo é uma tradição e importante opção de acomodação.
”Movimenta muito o município e as cidades vizinhas durante esse período de festejos. A rede hoteleira está ocupada, inclusive de algum as cidades da região, Ubaíra e Jaguaquara, que hospedam algumas pessoas que estão curtindo a festa, assim como as bandas. Com a rede hoteleira completa, o aluguel de casas aumenta e as pessoas saem de suas casas para o aluguel e trazem os visitantes. Além disso, a gente tem uma geração de economia local muito grande, só os empregos temporários de ambulantes são mais de 200, entre ambulantes com isopor, barracas, que acabam vendendo e aproveitando o lucro para o sustento. Então, além da cultura, o festival é também de movimento na economia. A previsão é de mais de 200 mil pessoas durante esses dias e a nossa expectativa é que isso traga um retorno financeiro para o município”, disse em entrevista ao Blog do Marcos Frahm.