Itiruçu: Conselho de Farmácia aponta irregularidades na assistência farmacêutica no Hospital e Unidades de Saúde

O Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA) conduziu uma ação de fiscalização nas unidades públicas municipais de saúde do município de Itiruçu, com o objetivo de avaliar a situação da assistência farmacêutica.

A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) é a única com registro e anotação de responsabilidade técnica perante o CRF-BA. No entanto, a assistência farmacêutica não é garantida durante todo o horário de funcionamento, apesar de ser responsável por abastecer todas as unidades de saúde do município. Além disso, a Certidão de Regularidade Técnica (CRT) está vencida e precisa ser atualizada.

Nas Unidades de Saúde da Família (USF) fiscalizadas, nenhuma conta com farmacêutico, sendo a dispensação de medicamentos realizada pela equipe de enfermagem. O hospital municipal também não tinha farmacêutico presente durante a fiscalização.

No Hospital Municipal, existem irregularidades: a falta de anotação de responsabilidade técnica e a ausência de um farmacêutico durante a fiscalização. O armazenamento inadequado em um banheiro desativado também foi observado, exigindo atenção da administração do hospital.

A farmacêutica fiscal responsável pontuou em seu relatório a respeito deste banheiro desativado: ”Extremamente desorganizado com fraldas armazenadas diretamente no chão do local e identificação de outros materiais não relacionados ao ambiente da farmácia. Situação crítica que precisa ser revista pela administração do hospital.”

A fiscalização constatou problemas de infraestrutura nas USFs, como paredes irregulares, infiltrações e mofo, exigindo ação imediata para recuperação física e estrutural. Também verificado ausência de controle e monitoramento das condições de temperatura e umidade nas unidades de dispensação. As informações foram divulgadas em nota emitida pelo CRF-BA


Fonte: Marcos Frahm.

Categoria:

Deixe seu Comentário