PF realiza nova operação contra milícia chefiada por deputado na Bahia
A Polícia Federal deflagrou na manhã deste sábado (29) uma operação contra uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro originada de jogo do bicho, agiotagem, extorsão, receptação qualificada e de outras infrações penais, em Feira de Santana.
A PF cumpriu um mandado de busca e apreensão domiciliar expedido pelo Juízo da 1° Vara Criminal de Feira de Santana. A ação é um desdobramento da operação El Patrón, realizada em dezembro de 2023, na ocasião, foram implementados dez mandados de prisão preventiva, 33 mandados de busca e apreensão, bloqueio de mais de R$ 200 milhões das contas bancárias dos investigados e o sequestro de 26 propriedades urbanas e rurais, além da suspensão de atividades econômicas de seis empresas. Se condenados por crimes cometidos, os investigados podem pegar penas máximas que, somadas, podem ultrapassar 50 anos de reclusão.
Na operação, o deputado estadual Kleber Cristian Escolano de Almeida, o Binho Galinha (Patriota-BA), foi um dos alvos. Segundo apurado, o parlamentar chefia uma milícia em Feira de Santana, após a operação do ano passado, o Ministério Público ofereceu denúncia contra o deputado à Justiça da Bahia. Ele é acusado dos crimes de lavagem de dinheiro do jogo do bicho, agiotagem e receptação aprimorada. A Justiça estadual aceitou a denúncia e, com isso, Binho Galinha passou a ser réu.
Fonte: metrópole