Ciro Gomes se mantem neutro após resultado do primeiro turno; "me deem mais algumas horas"
Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar que as Eleições Presidenciais vão para o segundo turno, o candidato Ciro Gomes (PDT), que terminou a noite como o quarto mais votado, fez um discurso em Fortaleza.
O ex-governador do Ceará ficou atrás de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL) e Simone Tebet (MDB), com 3,05% dos votos válidos. É a primeira vez que Ciro não chega ao terceiro lugar em eleições para presidente.
"Quero dizer a vocês que estou profundamente preocupado com o que eu estou assistindo acontecer no Brasil", declarou o candidato, que aproveitou para agradecer pelos votos dos eleitores.
"Eu nunca vi uma situação tão complexa, tão desafiadora, tão potencialmente ameaçadora sobre a nossa sorte como nação. Por isso, eu peço a vocês que me deem mais algumas horas para conversar com os meus amigos, com o meu partido, para que a gente possa achar o melhor caminho para bem servir à nação brasileira".
SEGUNDO TURNO
Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) vão disputar o segundo turno da eleição para presidente no dia 30 de outubro. O primeiro teve quase 48% dos votos válidos, contra cerca de 43% do segundo.
Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) ficaram em terceiro e quarto, respectivamente, com 4,22% e 3,06% dos votos válidos.
Bolsonaro teve mais votos em estados do Centro-Oeste e Sul, enquanto Lula venceu em todos os estados do Nordeste.
As últimas pesquisas indicavam uma diferença de aproximadamente 14 pontos percentuais entre Lula e Bolsonaro. A última, Datafolha, divulgada na sexta-feira (30/9), mostrou a possibilidade do petista vencer no primeiro turno.
Fonte: Aratu ON