O fumo entrou: 200 mil maços de cigarros paraguaios são apreendidos na Bahia
Um caminhão com 200 mil cigarros de origem clandestina foi apreendido, após motorista abandonar o veículo carregado. O caso foi registrado na quarta-feira (19/10), no município de Vitória da Conquista, a 520 km de Salvador.
Por meio de nota, Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que foi acionada pela Secretária da Fazenda para verificar a carga suspeita. O flagrante ocorreu no trecho do Km 836 da BR 116. No local, também foi confirmado que o motorista abandonou o caminhão ao ser solicitada a vistoria da carga.
Segundo os PRF's , a carga é avaliada em R$ 700 mil, e o produto ilícito estava escondido em meio à uma carga de peças automotivas usadas. A ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia Federal de Vitória da Conquista, para abertura do inquérito policial e continuidade das investigações.
As buscas prosseguem para localizar e prender o motorista fugitivo.
A pena base para o crime de contrabando e descaminho varia de dois a cinco anos de reclusão. Ainda de acordo com a PRF, muitos dos contrabandistas fazem parte de um verdadeiro exército que usa os recursos obtidos com o cigarro para financiar organizações criminosas, ligadas muitas vezes ao tráfico de drogas e armas.
Fonte: Aratu ON